SWC 2025 – Pedagogical Strategies for Renewable Energy Education in Elementary Schools

24/11/2025 13:10

Resumo:

O setor energético e a transição energética são questões centrais nos debates globais. A educação também desempenha um papel fundamental na busca por soluções para o desenvolvimento sustentável e, quando iniciada na infância, contribui para a formação de cidadãos mais conscientes. Este artigo apresenta estratégias pedagógicas desenvolvidas pelo projeto Sustentabilidade é Coisa de Criança, com foco em energias renováveis, tais como elaboração de materiais em linguagem acessível para crianças e jovens, gamificação, experimentos práticos, atividades interativas e formação de professores. Desde o seu início, em 2023, o projeto já atendeu mais de 600 estudantes do ensino fundamental de diferentes escolas de Florianópolis, Brasil, e ofereceu capacitação a 43 professores. Essas atividades ajudam a minimizar lacunas destacadas na literatura, como a falta de materiais didáticos, o tempo limitado para que professores preparem conteúdos e a ausência de parcerias com projetos existentes. Além disso, o projeto se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, particularmente ODS 4, ODS 7 e ODS 13.

Acesse em: Severo, da Costa, Fossati – SWC2025