Conheça o projeto
A educação é reconhecida como uma ferramenta essencial para atingir o desenvolvimento sustentável. A Agenda 21, em 2004, já definia que a educação básica deve ser a principal prioridade da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) ou Educação para a Sustentabilidade (EfS) é percebida como um processo contínuo de ensino e aprendizagem, visando a sustentabilidade por meio de suas múltiplas dimensões, buscando equilibrar o desenvolvimento econômico e social com a preservação ambiental e cultural, com base no comportamento responsável da sociedade. Todos os indivíduos são capazes de ser educadores e aprendizes em busca da sustentabilidade, desde as mais tenras idades. Quando essa educação se inicia na infância, ela cria adultos mais conscientes, pois levanta questionamentos sobre os valores e visões da sociedade em que vivemos.
Atuamos na EDS por meio do projeto de pesquisa Sustentabilidade para todos: Abordagem da sustentabilidade em escolas de ensino fundamental e do projeto de extensão Sustentabilidade é coisa de criança: Abordagem da sustentabilidade em escolas de ensino fundamental, ambos vinculados ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina.
O objetivo principal dos projetos é difundir a sustentabilidade nas escolas de ensino fundamental, desenvolvendo nas crianças e adolescentes o olhar crítico e despertando a sua observação para pequenas atitudes e ações que podem contribuir para a melhoria do planeta em que vivemos.
O tema sustentabilidade é tratado tendo como foco o ambiente construído onde as crianças moram (suas residências), estudam (escolas) e realizam outras atividades (locais de lazer e esporte), assim como no uso e operação destes espaços. São abordados aspectos ambientais, sociais e econômicos (tripé da sustentabilidade).
A atuação dos projetos se dá das seguintes formas:
- Desenvolvimento de materiais didáticos e pedagógicos, em linguagem infantojuvenil, alinhados aos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do 2o ao 7o ano do ensino fundamental;
- Disponibilização dos materiais didáticos e pedagógicos para download gratuito (slides, informativos, exercícios, jogos, vídeos, etc.);
- Realização de aulas, palestras e/ou oficinas nas escolas pela equipe do projeto;
- Treinamento e capacitação dos professores;
- Pesquisa junto às escolas para compreender como a Educação para a Sustentabilidade é abordada, identificando os conteúdos trabalhados, os recursos didáticos utilizados e os principais desafios enfrentados por educadores para promover a educação para a sustentabilidade no ambiente escolar.
Estes projetos vão ao encontro do que preconiza a ONU em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, contribuindo, em especial, ao ODS 3 (Saúde e bem-estar), ao promover maior consciência da interação das crianças e jovens com seus ambientes construídos; ODS 4 (Educação de Qualidade), ao promover uma educação inclusiva e equitativa, e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), ao fomentar a conscientização sobre padrões sustentáveis de consumo e produção desde a infância.
Os projetos receberam a Certificação Selo ODS Educação 2024, reconhecidos por seu impacto social e sua contribuição ao atendimento dos ODSs e ao alcance das metas da Agenda 2030.
Para levar os projetos para a sua escola ou instituição, entre em contato pelo e-mail michele.fossati@ufsc.br.